Livro aborda evolução tecnológica do cinema e as influências da Sétima Arte na sociedade


Lançado pela Editora Arx, O Feitiço do Cinema – Ensaios de Griffe Sobre a Sétima Arte reúne teóricos e críticos brasileiros sobre o assunto.

Trazer ao público conceitos importantes do cinema mundial em uma linguagem simples e de fácil compreensão. Este é o objetivo da coletânea de ensaios O Feitiço do Cinema – Ensaios de Griffe Sobre a Sétima Arte,lançada pela Editora Arx.
A publicação, que reúne os maiores teóricos e críticos brasileiros sobre o cinema, como Juan Guillermo D Droguett, Anna Maria Balogh, João Ângelo Fantini e Vitché Palacin, traz uma abordagem completa e consistente, iniciando com ensaios sobre as principais teorias do cinema, bem como sobre a função da linguagem transportada para as telas.
Os textos também perpassam as mudanças que o cinema sofreu por conta das próprias revoluções industriais e tecnológicas ocorridas na sociedade – desde que os irmãos Lumière projetaram com afã científico as primeiras imagens –, até Matrix, obra cinematográfica que ampliou os limites entre o real e o virtual, levando das telas para a sociedade, discussões que antes ficavam reservadas aos autores do campo do existencialismo.
"O conhecimento produzido só tem valor quando pode ser transmitido com fluidez, e essa foi a preocupação de todos os autores envolvidos na obra", destaca Juan Droguett, um dos organizadores. “É o resgate de um trabalho em equipe em que a academia se aproxima do espectador ensinando-o a olhar e interpretar um filme, por isso, a obra é recomendada não somente para acadêmicos e estudiosos do tema, mas para todos os amantes e interessados pela sétima arte”, acrescenta.
O Feitiço do Cinema também aborda questões polêmicas que hoje fazem parte do cotidiano cinematográfico, como a intrincada relação entre a Sétima Arte e publicidade, e o consumo levado às salas de cinema. O livro resgata, ainda, a importância da fotografia, do figurino, da cenografia e da interpretação cinematográfica.
Por fim, o leitor poderá ter o prazer de ler algumas análises fílmicas de obras como Os sonhadoresMatch Point, Tideland, Piaf, assim como apreciar um ensaio fotográfico de uma cidade cenográfica no interior de São Paulo, recriada a partir do filme brasileiro Lavora Arcaica, onde seus habitantes se sentem eternamente protagonistas de um cotidiano transfigurado em um espetáculo da Sétima Arte.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2631198/o-feitico-do-cinema-ensaio-de-griffe-sobre-a-setima-arte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A viagem de Platão a Siracusa

O continente branco: viagem ao fim do mundo

Livros