futebol americano x futebol brasileiro

>> JOSÉ MARABEZI,
Livingston, New Jersey - EUA
usmarabezi@yahoo.com

Existem muitas diferenças entre o tradicional “futebol brasileiro”, internacionalmente conhecido como “soccer” e o “american football”, que não se limitam apenas ao formato da bola e às regras do jogo. Mas uma coisa certamente esses dois esportes têm em comum: são verdadeiras paixões no Brasil e Estados Unidos, respectivamente.
Confesso que achei o esporte chato, a princípio, mas apenas a princípio, antes de entender as regras e o espírito do jogo. Mas acreditem, posso afirmar que é e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e!
Para entender melhor as regras e sentir de perto a emoção dessa modalidade, decidi ir ao estádio e assistir a uma partida ao vivo. Escolhi o jogo entre New York Giants x Houston Texans. Abusando do trocadilho, posso assegurar que as diferenças entre ir a um estádio no Brasil e nos EUA são gigantescas, a começar pela compra dos ingressos. Ao invés de enfrentar filas imensas e o empurra-empurra do Brasil, comprei meu ticket pela internet com dois meses de antecedência.
Chegar ao estádio não foi tão simples como comprar os ingressos, mas foi um barato. Difícil porque o público era em torno de 70 mil pessoas e um barato porque o americano, pelo menos os torcedores mais fanáticos, fazem do dia de jogo, um dia de festa. Chegam ao estádio com 3 a 4 horas de antecedência. Montam um verdadeiro acampamento no estacionamento, com churrasqueiras, televisões, bandeiras e enormes infláveis com os mascotes dos times. Um pouco antes de começar o jogo, fecham as coisas e vão para o estádio. No final do jogo entretanto, muitos preferem reacender as churrasqueiras portáteis e continuar a festa ao invés de se estressar na lenta saída dos carros.
Dentro do estádio tudo é muito limpo e organizado. Come-se o tempo todo! Ao invés de esperarem o final do 1º tempo, os americanos se levantam e vão comprar guloseimas durante todos os quatro tempos da partida. Mas ao contrário da nossa tradicional macarronada de domingo antes do jogo, adoram comer hot dogs ao incrível preço de 5 dólares cada um, especialmente se considerarmos que o cachorro quente é extremamente simples. E se no Brasil temos o calor durante a maioria das partidas de futebol, aqui existem jogos até sob neve. No domingo ensolarado que assisti ao glorioso “Giants”, a temperatura estava em torno de 5 graus e o inverno ainda nem tinha começado.
Mas afinal, porque acho o futebol americano tão emocionante? Por várias razões, especialmente porque é mais dinâmico que o “soccer” jogado com os pés. Existem muitas variáveis, mais tática e estratégia, além dos placares serem mais elevados. É mais fácil ver “touchdowns” do que gols.
E o que conta muito, sem dúvida nenhuma, é a organização do esporte. Ver estádios cheios, com muitas crianças, sem risco de violência e sem medo, não tem preço. Tudo muito bem organizado e emocionante, como todo esporte deveria ser, inclusive o decadente e mal organizado futebol brasileiro.

Comentários

Anônimo disse…
o que voce esscreveu e uma opiniao muito tola...
monica disse…
gostei dessa visao sobre o futebol, mas cada um tem seu modo d ver as coisas, nao e verdade? gosto do futebol brasileiro..
Anônimo disse…
vei deixa de ser babaca. Nem respeita a própria cultura e acha que é bom comer o tempo todo.
Unknown disse…
mas ele tem rasão. Essa é a opnião dele. Sim ele não está respeitando a cultura e você não está respeitando ele. E comer toda hora é muito bom sim.
Anônimo disse…
Mano eu sou brasileiro e dai ? eu odeio o futebol brasileiro, mas respeito o esporte, fans e expectadores deste esporte, e se ele acha bom comer o tempo todo o problema e dele entendeu mano
Anônimo disse…
coisa tola e o que vc escrever "esscreveu" com dois s e ai o que e mais tolo ?

Postagens mais visitadas deste blog

A viagem de Platão a Siracusa

O continente branco: viagem ao fim do mundo

Livros