ensaio - Aeroclube de Jundiaí

O ensaio nas páginas seguintes leva você a uma viagem inédita. Aventure-se!
>> texto: FERNANDA FELICIONI
>> fotos: FLAVIO F. A. ANDRADE
Experimente parar alguns minutos do seu fim de semana de céu aberto para observar a movimentação aérea da cidade. Em pouco tempo vai perceber: são monomotores, planadores e outros tantos que chamam atenção pelas manobras nem sempre perfeitas.
Pouca gente sabe, mas é em Jundiaí que está uma das melhores escolas de aviação civil do país. Fundado em 02 de Junho de 1941, o Aeroclube chega aos 65 anos como referência no ensino de pilotagem. Isso explica por que a maioria dos atuais 170 alunos não mede esforços e viaja dias para fazer parte da equipe, vindos de outros estados como Manaus, Minas Gerais e Espírito Santo.
Além da formação de piloto privado, comercial, multimotor, o Aeroclube de Jundiaí oferece o INVA, um curso que habilita pilotos à darem instrução de vôo. A manutenção das aeronaves é executada na própria oficina.
A movimentação, no entanto, não se restringe apenas ao céu. O sobe e desce das 12 aeronaves que compõem a frota é um atrativo para quem busca um programa diferente no fim de semana, em especial para as crianças, que se encantam com a novidade. Para quem gosta de adrenalina, há vôos panorâmicos sobre Jundiaí ou Serra do Japí, a 165 reais para três pessoas. A maior procura é aos domingos, quando são feitos de 15 a 20 passeios aéreos.
Até o ano que vem o Aeroclube deve mudar de lugar: passará para um terreno próximo à cabeceira da Avenida Antônio Pincinato. A mudança é necessária para dar andamento ao novo plano diretor do Aeroporto que prevê ampliação. “Temos que sair daqui porque estamos dentro da área onde vai passar a pista de taxiamento”, explica o diretor técnico Marcos Antonio Pereira. A negociação com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo acontece desde o início do ano e, segundo Pereira, está em fase de conclusão. “A tendência é de aprovação, mas depende do Daesp aceitar os orçamentos que fizemos para a transferência das instalações. A idéia é que o departamento arque com os custos”, conclui. Na área do Aeroclube existem três angares, um prédio de alojamento, uma escola e uma lanchonete. O novo projeto do Aeroclube prevê angares maiores e mais modernos, além de um restaurante para servir pilotos, alunos e visitantes.
A lanchonete existente hoje é pequena, mas freqüentada por dezenas de pessoas na hora do almoço. Famílias, como a da esteticista Bete Mesquita, já adotaram o local como parada obrigatória aos domingos. “Aqui tem liberdade para quem tem filhos. Aqui não tem nada que me preocupe, é um lugar aberto e não preciso correr atrás deles”, conta.
Com instalações e atendimento simples, a lanchonete permite um almoço ao ar livre com direito a ver o movimento dos aviões de camarote. A comida é caseira, feita pela própria dona, Heloyna Soares. Um prato de massas sai por 8 reais aos domingos. Funciona de terça a domingo, das 7h às 18 horas. Av. Antônio Pincinato, 2820 - Casa Branca - Tel. (11) 4582-1745.
Comentários