NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.... E PROFETAS DO PASSADO

Caro leitor,
Se você fosse convidado para ir ao teatro assistir à uma peça com: Paulo Autran, Lima Duarte, Al Paccino, Fernanda Montenegro e outros grandes atores e atrizes, o que diria? Com certeza a resposta seria:
- Claro! Vamos sim, este elenco é maravilhoso e sem dúvida será um espetáculo de primeira qualidade.
E se o convite fosse para assistir à Copa do Mundo da Alemanha neste ano de 2006? E lá você veria um desfile de portentosos craques como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Beckham, Rooney, Riquelme e muitos outros. A resposta, ao certo, seria a mesma. Sim, claro.
Mas o grau de insatisfação que você teria com o segundo convite seria muito maior. Porque esta Copa do Mundo, que foi tão aguardada, ansiada, desejada por torcedores de todo o planeta foi, sem dúvida, do ponto de vista de técnica e espetáculo, uma das mais fracas dos últimos tempos. E olha que no alto dos meus 45 anos já vi muitos campeonatos e talvez esteja mal acostumado. Afinal de contas, vi Pelé jogar com outros astros de enorme grandeza e isso por si só deixa qualquer um exigente ao extremo.
Ah, teve até uma seleção, a do Brasil, claro, que chegou à Alemanha como a que possuía os melhores jogadores do mundo. Deuses da bola. Tudo isso dito à exaustão pela imprensa, que forma e transforma a cabeça do povo. E este vai no embalo. Mas o que é um cronista esportivo se não um profeta do passado. Elogia, critica e tripudia em cima de fatos já acontecidos, sendo incapaz de prever com exatidão o resultado ou o desdobramento de um jogo ou de uma competição. E quando acerta, se acha o maior de todos.
A CBF deveria voltar a se chamar CBD: Confederação Brasileira de Deslumbrados. O nome combinaria melhor com a atitude de todos. Continuo aguardando a Copa de 2010. Até lá.
Comentários