Chico Gebram e a maior coleção de mini-garrafas da América Latina

O jundiaiense Sílvio Gebram, mais conhecido por Chico (seu apelido futebolístico), é muito popular em Jundiaí e região por suas atividades profissionais, mas além de empresário ele também é um grande colecionador. No auditório de sua empresa, a Gebram Seguros, está a maior coleção de mini-garrafas de bebidas da América Latina.
Com mais de onze mil peças diferentes a coletânea é um verdadeiro museu. Cada mini-garrafa conta um pouco da história da bebida no mundo. Em seus rótulos, a trajetória do próprio homem, o único ser vivo que produz o que consome.
O acervo mostra as mais diferentes finalidades e afinidades que o ser humano tem com a bebida. Algumas garrafas foram feitas para comemorar datas, eventos ou grandes acontecimentos. Outras para homenagear nações, presidentes, empresas ou personalidades, além daquelas que representam em miniatura os mais variados tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas dos cinco continentes, registrando a diversidade de raças e gostos.
Tudo que se pode imaginar sobre bebidas está na coleção. Peças centenárias e atuais, garrafas em forma de estátuas, pires, armas, instrumentos musicais, telefones, carros, etc.
Teores alcoólicos que vão de zero a cem. As mais variadas cores em rótulos e líquidos. Centenas de classificações, entre elas, água, refrigerante, cerveja, vinho, cachaça, saquê, bitter, brandy, kirsch, vodka, sambuca, champanhe, uísque, amaro, licor, pisco, cherry, aguardente, ariak, maple, steinhager, vermouth, anisete, pastis, aperitif e cachaça.
Chico começou sua coleção há 16 anos. Em uma viagem que fez ao Paraguai onde comprou 90 suvenires de bebidas para enfeitar sua casa. Acabou gostando tanto das mini-garrafas que resolveu torná-las um hobby. Seu grande salto se deu quando adquiriu três coleções já montadas, a primeira com novecentas unidades, a segunda com três mil e a terceira com quatro mil. Passou de colecionador amador a profissional.
A coleção é registrada no Clube dos Colecionadores de Miniaturas de Bebidas do Brasil e está totalmente segurada.
O museu de miniaturas nunca pára de crescer, em cada viagem do colecionador cerca de 100 novas garrafinhas são compradas, mais as encomendas e os presentes de amigos e funcionários. Hoje, cerca de quatro mil peças inéditas se encontram encaixotadas e aguardando espaço na exposição.
Das mais de onze mil unidades expostas, oito mil já estão catalogadas por tipo de bebida, ano de fabricação, marca, destilaria, cidade e país de origem.
O objetivo de Chico é conseguir espaço para expor a coleção completa, fotografar e catalogar todas as peças e, se possível, montar um site com todo o acervo para o acesso e pesquisa de todos que tiverem interesse.
Comentários
O meu pai é também coleccionador de garrafinhas miniatura. Nós somos de Portugal.
Ele tem perto de 5.000 em exposição, mas está para iniciar a venda da colecção. Por esse motivo era muito honroso que ela fosse adquirida por alguém que partilha o mesmo gosto.
Gostava de entrar em contacto com o Sr. Chico.
O meu contacto é sernadelo@gmail.com
Um grande abraço!
Tiago Castela
Gostaria de comercializar uma coleção de 266 garrafas que herdei de meu pai. Todas são originais e importadas e foram adquiridas entre 1980 e 1985. Você poderia me indicar alguém do seu meio?
Grato,
Vanderlei Torroni
vjtorro@gmail.com
Gostaria de comercializar uma coleção de 266 garrafas que herdei de meu pai. Todas são originais e importadas e foram adquiridas entre 1980 e 1985. Você poderia me indicar alguém do seu meio?
Grato,
Vanderlei Torroni
vjtorroni@gmail.com
Como faço para entrar em contato com o "CLUBE DOS COLECIONADORES DE MINIATURAS DE BEBIDAS DO BRASIL" ??
Procurei websites sobre a associação e nada encontrei.
Meu e-mail é ricardolcbelmonte@hotmail.com
Forte abraço