O padroeiro do jornalista

Mauro Hissayuki Utida

O dia primeiro de maio não é uma data apenas de comemoração ao dia do trabalhador. Para os amantes da Mitologia Grega é celebrada uma festa em honra de Mercúrio, filho de Júpiter e de Maia, também chamado de Hermes.
Por suas características, Hermes é o verdadeiro representante da figura do jornalista nas histórias gregas. O deus tem asas no seu gorro, e algumas vezes nos pés, para mostrar a ligeireza de seu andar e a rapidez com que executa as ordens. Seus atos são muito parecidos com uma mensagem que circula rápida pela internet a fim de orientar os rumos do mundo.
Seu nome latino vinha da palavra Merces, mercadoria. Mensageiro dos deuses e particularmente de Júpiter. Ocupava-se da paz e da guerra, do interior do Olimpo, dos interesses gerais do mundo, no céu, assim como na terra e nos infernos. O que é muito parecido com as notícias que lemos ou assistimos diaria-mente nos jornais e noticiários das televisões.
Deus da eloqüência e da arte do bem falar. Não somente contribuía para o desenvol-vimento do comércio e das artes, como também se dizia que fora ele quem, em primeiro lugar, formara uma língua exata e regular, quem inventara os primeiros caracteres da escritura, quem regulara a harmonia das frases e quem pusera nomes a uma infinidade de coisas. Os gregos foram sim os inventores da escrita alfabética que usamos hoje. Antes existiam, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses. Nestas escritas, o signo representa a coisa assinalada, enquanto na escrita alfabética as letras são independentes e podem ser combinadas de formas variadas em palavras e distribuídas de forma diferente para exprimir idéias.
Mercúrio não foi um deus do Olimpo, tanto que chegou a ser expulso do céu por Júpiter. Até nos atos ruins, Hermes foi parecido com os jornalistas, sempre trabalhando com olhares suspeitos sobre ele. Assim como muitos cidadãos que não conseguem confiar em um jornalista. Com estas descrições cheguei a conclu-são de que Hermes é o padroeiro grego do jornalista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A viagem de Platão a Siracusa

O continente branco: viagem ao fim do mundo

Livros